Ao falar sobre as gerações X, Y ou Z, especialistas são cautelosos em afirmar qual é a melhor! Mas, entre eles, a unanimidade prevalece quando se trata de saber reconhecer suas potencialidades e claro, utilizá-las a seu favor.
Naturalmente, saber lidar com os diferentes perfis de colaboradores, seus anseios, conflitos e desenvolvê-los para que entreguem sempre os melhores resultados, não é tarefa das mais fáceis. Entretanto, as organizações podem ter excelentes resultados, se souberem gerir efetivamente as diferentes gerações; fazê-las trocar experiências; conhecer suas qualidades e competências; respeitar suas diferenças; e unir seus conhecimentos.
Por isso, dependendo do tipo de empresa, unir todas pode ser a aposta de sucesso, já em outras, pode-se optar por um modelo único, como ocorre nas startups, que são bom exemplo de setor corporativo que investe na geração Z.
Para compreender cada geração e aprender a gerenciar os possíveis conflitos, confira algumas dicas:
- Entenda e reconheça os diferentes estilos de trabalho.
- Incentive o diálogo, para unir experiência com a inovação e criatividade.
- Valorize o melhor de cada geração, não privilegie nenhum dos lados.
- Busque pontos comuns, reconhecendo os esforços, o comprometimento e os resultados.
- Aprenda com as outras gerações, pois cada uma tem algo positivo para transmitir.