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Como lidar com a arrogância no ambiente de trabalho

 

 

 

Conviver com um superior ou colega arrogante na empresa é um enorme desafio. Se você ainda não passou por isso, é bem provável que ainda tenha que viver essa situação, e é bom saber como lidar. 

 

Pessoas arrogantes não apenas sabotam suas próprias carreiras ao atrair uma atenção negativa para elas, mas intoxicam o próprio ambiente de trabalho. Elas são uma verdadeira bomba relógio para o clima da organização, atrapalhando assim o desempenho de todos. 

 

Não é difícil identificar um arrogante. Eles sempre encontram um culpado pelas suas próprias falhas; invejam o sucesso dos outros; nunca elogiam o desempenho de seus colegas ou colaboradores; não admitem seus erros; e não sabem agradecer um favor. 

 

O mais comum é que a arrogância seja na verdade um sinal de insegurança e baixa autoestima. Para não ter de lidar com suas fraquezas e limitações, o arrogante tenta transmitir uma imagem de superior, facilmente desmascarada. 

 

Para lidar com uma pessoa com este perfil, é preciso mostrar que está lá para cooperar, nunca para competir com ela. Jogar o jogo do “quem é melhor” só estimula este comportamento. Ao mostrar que a pessoa está em competição com ela mesma, você desarma a arrogância. 

 

Além disso, é preciso dar feedback quando a pessoa tem um comportamento arrogante. É importante que ela perceba que esta atitude gera insatisfação nos demais. 

 

Mais importante ainda é perceber se a arrogância alheia pode estar ferindo o seu próprio orgulho. Muitas vezes nos incomodamos com esse comportamento por também os termos em nós mesmos, em algum nível. 

 

Pratique o autoconhecimento e entenda o que há de arrogante em você também. 

 

Por fim, é necessário entender se a arrogância é incentivada e premiada pela empresa. Se a chefia estimula este tipo de comportamento, o melhor é procurar outro lugar para trabalhar. 

 

Companhias que cultivam este tipo de valores estão fadadas ao fracasso no longo prazo.