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Você é um profissional ambivalente?

 

Muitas vezes os profissionais manifestam sentimentos que se contradizem, ora mantendo-se firmes num ideal e já no outro momento mudando de ideia. A isso, dá-se o nome de ambivalência, que o dicionário revela ser “a qualidade do que tem dois valores opostos ou diferentes, coexistência de sentimentos opostos”. Trazendo essa definição para o mundo corporativo, é fácil explicar porque determinadas pessoas têm dificuldade para tomar decisões e, naturalmente, posicionar-se perante um fato.

 

O conceito pode ser simbolizado pela balança, que, para essas pessoas ditas ambivalentes, faz total sentido. Para elas, toda decisão precisa ser analisada sob seus aspectos negativos e positivos. Isso porque a ambivalência é o conflito psicológico natural que se instala quando é preciso decidir entre duas opções. E existe porque em cada lado do conflito há benefícios e prejuízos.

 

No mundo corporativo, pessoas com essa característica podem se destacar, uma vez que agem prioritariamente observando os fatos, devido à sua visão sistêmica dos problemas. Graças a esse olhar que analisa os prós e contras de determinados processos, esses profissionais trazem visões diferentes, que podem ser confrontadas e discutidas de maneira a contribuir com o processo de decisão.

 

Em contrapartida, manter-se “em cima do muro” também não é uma saída positiva, uma vez que o ambiente de trabalho muitas vezes exige um posicionamento mais firme diante de determinada situação. Nesse sentido, é fundamental, ao se reconhecer como pessoa ambivalente, que o profissional desenvolva essa habilidade em benefício de sua carreira por meio do aprimoramento das ideias, pontuando argumentos e que, efetivamente, demonstre um posicionamento quando for necessário.