Voltar

A importância dos 5s

 

O cenário atual tem exigido das empresas constantes mudanças e atualizações. Nesse sentido, as organizações desejam melhorar cada vez mais o seu gerenciamento para alcançar eficiência e recorrem a metodologias que façam a diferença nos quesitos de qualidade, produtividade e economia que são tão necessários para garantir a competitividade. Diante dessa necessidade, a metodologia dos 5S tem sido amplamente empregada pois aposta em alguns pilares de sucesso: consciência, responsabilidade, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho.

 

De origem japonesa,  o conceito de 5S possui como base cinco palavras japonesas - Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke -, que em português podem ser definidas como: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Na prática, a filosofia tem por objetivo desenvolver uma nova cultura, transformando o pensamento e as ações dos colaboradores para melhorar as condições internas.

 

Ao utilizar essa metodologia, as organizações alinham-se a um programa de qualidade, que auxilia não apenas os colaboradores, como também no processo de melhoria contínua dos produtos ou serviços. Mas, para obter sucesso na aplicação da ferramenta, é recomendável o envolvimento de todos os membros da empresa para que juntos avaliem as necessidades e implementem soluções.

 

Por exemplo, ao investir no Senso de Organização, que define como arrumar tudo, deixando cada coisa em seu devido lugar, o departamento de recrutamento e seleção pode definir um local para armazenar os currículos e com essa simples atitude facilitar o trabalho de todos. Ou, ainda, ao utilizar o Senso de Limpeza, o colaborador preocupar-se em manter seu posto de trabalho limpo, tirando o desnecessário de gavetas e conservando tudo em ordem.

 

Se bem empregado, o programa 5S pode contribuir para incentivar o desempenho profissional e os serviços, com reflexo direto na satisfação dos colaboradores e melhoria da produção.