Blogs Blogs

Back

Ponderação: o pensar com critério

 

Parar, pensar, refletir e, então, agir. Muitas vezes essas atitudes são dificilmente colocadas em prática, ainda mais pela correria do dia a dia. Nesse sentido, a ponderação tem se revelado a palavra do momento, como forma de definir uma conduta, baseada em percepções e escolhas. Recorrendo ao dicionário, ponderar significa observar com atenção minuciosa, medir e pesar todos os lados de uma questão, antes de formar juízo sobre ela ou antes de agir.

 

Contudo, ao avaliar uma situação, muitas questões podem ser poupadas, ou mesmo descobertas. De acordo com a pesquisadora Giedre Vasiliauskaite, da Universidade de Roterdã, na Holanda, questionar a forma como pensa é o primeiro passo para melhorar as escolhas. Para ela, a tomada de decisão exige esforço, por isso é preciso fazer um questionamento profundo da forma como se está acostumado a agir e pensar. É preciso avaliar amplamente os assuntos, analisando-os de diferentes ângulos, considerando os pontos de vista dos demais e alargando as perspectivas. Ao ponderar, podem surgir ideias e outros caminhos, além de desenvolver a empatia, ao se colocar no lugar do outro, respeitando e entendendo os sentimentos da outra pessoa.

 

Diante da velocidade da vida, que tem prazos cada vez mais apertados, metas a serem cumpridas, as atividades operacionais tomam boa parte da rotina dos profissionais e, naturalmente, o pensamento crítico, muitas vezes, acaba por ser negligenciado. Segundo a pesquisadora, as pessoas deixam escapar oportunidades e, pior, deixam de ver as possíveis ameaças.

 

Para colocar em prática o conceito, basta querer, e, para isso, existem algumas dicas para tornar-se uma pessoa mais ponderada, assertiva e com pensamento crítico. Confira:

 

  • Revise os processos de pensamento e questione o próprio ponto de vista e o das outras pessoas;
  • Faça perguntas sobre suas escolhas, avaliando se suas decisões foram corretas;
  • Exercite a sua percepção. Por exemplo, ao ler uma notícia que parece inconsistente, investigue e procure por mais informações para esclarecer a dúvida;
  • Procure ser cético, mas com moderação. Seja equilibrado para, assim, identificar os diferentes lados de cada situação e saber como agir.