Blogs Blogs

Back

A importância da carta de apresentação

 

A busca por uma oportunidade no mercado de trabalho tem exigido cada vez mais dos profissionais. Não basta apenas um currículo bem elaborado, sucinto e que transmita as informações relacionadas à jornada profissional. Isso porque, para se diferenciar da maioria, é necessário ir além e oferecer, de forma objetiva, uma “espécie de vitrine”, com os destaques da carreira. Em outras palavras, a carta de apresentação não é mais somente um pequeno acessório, e ganha, agora, importância.

 

Há um ditado que diz a primeira impressão sempre é a que fica” e, valendo-se dessa máxima, é possível compreender sua importância para o sucesso da candidatura a uma vaga. Se bem elaborada, a carta de apresentação representa a imagem pessoal, a forma como a pessoa se mostra para o mercado, traduzindo suas habilidades e chamando a atenção do selecionador para ler o currículo. Por isso, deve reunir os pontos fortes da carreira.

 

Para não errar, veja algumas dicas de como redigir uma carta de apresentação:

 

  • Objetividade: informe seus dados com simplicidade, numa linguagem formal, relatando seu objetivo profissional, qual a posição desejada na empresa e as principais áreas de conhecimento. Comunique, também, as informações relacionadas à formação acadêmica e suas principais qualificações (cursos).

 

  • Cordialidade: caso não saiba o nome do recrutador/destinatário, inicie de forma genérica. Exemplo: “prezado(a) senhor(a)". Encerre a carta colocando-se à disposição para possível entrevista e informações adicionais sobre sua carreira. Finalize com um “atenciosamente” ou "cordialmente" e o nome do candidato. 

 

  • Formato: se impressa, a carta deve ser redigida em uma folha A4 branca. Tanto on-line quanto impressa, utilize apenas uma página. Opte pelas fontes padrões (Arial e Times) no tamanho 12.